BELÉM CONTABILIDADE S/S LTDA | 91 3222-1533

Boletins

Boletim Informativo Belconta 08/2010

EDITORIAL

 Prezados clientes, amigos e colaboradores da Belconta – Belém Contabilidade, com muita satisfação damos início ao Boletim Informativo de Agosto de 2010.

Neste mês, a Belconta disponibilizou o novo layout do seu website, o qual apresenta todas as funcionalidades do antigo, porém com um visual mais moderno, apresentando várias novidades como, por exemplo, a nossa sessão para artigos científicos e a possibilidade do acesso personalizado para os nossos clientes.

No final deste boletim, está disponível uma imagem do nosso novo layout. Se você ainda não conferiu, acesse http://www.belconta.com.br e desfrute de nossos diversos serviços on line.

 

Um forte abraço e uma excelente leitura!

 

NOTÍCIAS

  •  Logins e senhas para acesso personalizado começarão a ser distribuídas 

A partir do mês de setembro, estarão sendo distribuídos os logins e as senhas individuais para acesso personalizado ao novo site da Belconta. Com essa novidade, os nossos clientes poderão acessar todos os seus documentos on line através da internet, de qualquer lugar do mundo. As senhas virão acompanhadas de um folheto explicativo, o qual mostrará o passo-a-passo da utilização desse novo sistema.

 

  • Visita Técnica dos alunos da Microlins

No última dia 20, duas turmas do curso de Rotinas Administrativas da Microlins realizaram uma visita técnica no nosso escritório, a fim de visualizar na prática os conceitos aprendidos em sala de aula. Segundo a avaliação dos estudantes, a visita foi muito produtiva.

 

  • CDC deve ficar à disposição dos clientes 

A lei 12.291 de 20 de julho de 2010 determina que todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviço devem disponibilizar, em local de fácil visualização e acesso, um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para que a sua clientela possa fazer consultas.

Visando facilitar a adequação dos nossos clientes a esse novo dispositivo legal, nós distribuímos gratuitamente um exemplar do CDC para as empresas que prestamos assessoria.

Lembrando que o não cumprimento dessa medida pode acarretar em multas para a empresa, então, se você ainda não tem o seu, entre em contato e nós providenciaremos.

 

 

ARTIGO: REDE GLOBO, CRIANÇA ESPERANÇA E IR: FATOS E BOATOS.

 

A internet é, incontestavelmente, uma das ferramentas mais importantes no mundo contemporâneo, através da qual a informação é transmitida em uma velocidade inédita na história da humanidade. Especialmente com a evolução à WEB 2.0, na qual os usuários possuem uma liberdade muito maior para publicar e divulgar conteúdos, as pessoas passaram a ser cada vez mais “bombardeadas” pelos mais diversos fatos, comentários e opiniões.

No entanto, o aumento da difusão de informações pelos internautas trouxe também uma maior fragilidade à propagação de boatos e lendas (as quais, no mundo da informática recebem o nome de “Hoax”), lotando os correios eletrônicos de milhões de pessoas.

Dentre a grande variedade de lendas que ganharam força através da internet, uma delas se destaca nesse período do ano, especialmente quando a Rede Globo começa a veicular as chamadas comerciais do Criança Esperança. Segundo as mensagens (algumas até mesmo bem redigidas e muito criativas), a emissora de televisão utiliza o dinheiro arrecadado com as doações para a referida campanha como dedução do imposto de renda. Assim, segundo o texto divulgado por e-mail, “você está pagando o imposto da Rede Globo”.Rede Globo

Infelizmente, o fato de que milhares de pessoas acreditam nesse boato suficientemente para encaminhar a mensagem, indignadas, para toda a sua lista de contatos, mostra a deficiência na educação tributária do povo brasileiro, o que é inadmissível em um país onde impostos, taxas e contribuições representam, direta e indiretamente, algo em torno de 38% do Produto Interno Bruto (PIB).

Assim, visando desmentir esse boato e, até mesmo, em uma tentativa de impedir a propagação desse Hoax que costuma encher a minha caixa de entrada durante as semanas que antecedem o Criança Esperança, irei expor, a seguir, alguns fatos que comprovam a não veracidade das informações repassadas nesses e-mails.

Segundo informações da própria Rede Globo, todo o dinheiro arrecadado durante a campanha é depositado diretamente em conta da Unesco. Assim, os recursos sequer são contabilizados no patrimônio da emissora, impossibilitando qualquer caracterização de doação direta entre as duas entidades.

Não bastasse isso, podemos recorrer ainda à própria regulamentação tributária, no que tange às deduções de doações feitas pelas pessoas jurídicas. Como regra, os valores doados por pessoas jurídicas não são dedutíveis, a não ser em casos específicos previstos em lei, tais como as efetuadas a instituições de ensino e pesquisa autorizadas por lei federal e às entidades civis que se enquadrem nos moldes das disposições contidas no Regulamento do Imposto de Renda (RIR).

Esclarecendo a impossibilidade da dedução do dinheiro arrecadado no Criança Esperança do Imposto de Renda, surge a seguinte pergunta: O que, então, a Rede Globo ganha gastando milhões de Reais nessa campanha?

Simplesmente, a imagem de uma empresa compromissada com ações sociais, o que é uma excelente “jogada de marketing”, no melhor sentido possível. O fato de uma empresa utilizar o compromisso social como estratégia mercadológica não desmerece o seu trabalho, mas, muito pelo contrário, mostra que é uma entidade inteligente, que aparenta crescer de modo sustentável.

Aliás, que fique bem claro que a Rede Globo não foi a primeira e nem será a última emissora de televisão a se envolver em projetos semelhantes (recentemente, por exemplo, os canais de TV americanos ABC, CBS, FOX, CNN, BET, The CW, HBO, MTV, VH1, dentre outros, se reuniram em um Teleton em prol do Haiti e, aqui mesmo no Brasil, o SBT já possui há anos uma parceria semelhante com a AACD).

Em resumo, a Globo realmente “lucra” com o Criança Esperança, não através da dedução no seu imposto de renda, mas sim através de uma elaborada e inteligente estratégia de marketing, o que, por sua vez, não desmerece o trabalho sério que já dura mais de 20 anos. Assim, os potenciais doadores podem ter a certeza de que não estarão “pagando o imposto da TV Globo”.

Autor: André Charone Tavares Lopes.

Disponível em: http://www.belconta.com.br

   http://www.belconta.com.br  

 





Agenda Tributária

carregando ...

Cotação de Moedas
Índices Econômicos



Assessoria Contábil, Jurídica e Empresarial
Abertura e Legalização de Empresas
Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
Imposto de renda - PF e PJ

Horário de Funcionamento
De segunda a sexta-feira 09:00hs até 18:00hs